Buscar

Por que não controlo minhas emoções?

Você sabe porquê não consegue "controlar" suas emoções apenas por querer fazer isso?


Então, primeiro é preciso entender que emoção é um processo mental que ativa alguns sintomas como: coração acelerado, suador, respiração irregular.. e pode causar reações como: violência, choro, gargalhada, incapacidade de ação, ações danosas em geral, etc.


Quando a gente fica nervosa e alguém nos pede para ficarmos calmas, o efeito muito vezes é o inverso e o pedido nunca pode ser atendido diretamente.


Significa que a mente não pode ser afetada diretamente, ela se afeta pelo que está em contato com ela. Ela é afetada pelas beiradas, modificando o meio no qual ela está imersa. Sacou?


Querer ficar calma, querer parar de pensar em tal coisa, querer deixar de ficar irritada com alguma coisa não adianta muita coisa se não alterar o meio. Mas claro, querer é um excelente começo!

Vamos falar da ansiedade? Esse é um sofrimento que está presente em 99% dos meus alunos e eu também experimento isso em alguns momentos.


Não adianta pedir para a mente deixar de "ser" ansiosa (ela não é ansiosa, nem você; a ansiedade é algo temporário, então você não pode ser algo que vai acabar um dia). O que precisa ser feito é um trabalho de respiração em conjunto com a atenção na respiração.


É possível fazer respirações profundas e mais lentas, focando principalmente em prolongar a exalação. Em alguns instantes o seu sistema já vai estar mais presente e atento, provavelmente a ansiedade terá diminuído.


Isso acontece, porque a respiração está diretamente ligada à mente (onde estão as emoções). Quando mexemos com o meio onde a mente está (corpo e respiração), modificamos a qualidade da mente.


Me conta se você já sabia disso e se esse conteúdo te ajudou compartilhe para ajudar mais pessoas em seus caminhos de autodesenvolvimento.